Medicina do Estilo de Vida na educação médica: uma revisão narrativa

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Edienny Augusta Viana Santos-Lobato
Bruno Lopes dos Santos-Lobato
Milena Coelho Fernandes Caldato

Resumo

Objetivo: O objetivo desta revisão foi identificar evidências científicas relacionadas ao uso de estratégias de implementação de um programa em Medicina do Estilo de Vida nas Escolas Médicas. Revisão Bibliográfica: A Medicina do Estilo de Vida (MEV) é uma especialidade médica que enfatiza o aconselhamento médico sobre comportamentos que podem melhorar a saúde e qualidade de vida de pacientes. Os pilares desta metodologia incluem aconselhamento alimentar, aconselhamento em atividade física, mudança de comportamento, saúde do sono, cessação do tabagismo, uso responsável do álcool, bem-estar emocional e redução do estresse. Após a publicação de competências em MEV para educação médica em 2010, um número considerável de escolas médicas tem implementado avanços curriculares neste tema, que iniciam desde atividades de aprendizagem para seguimento longitudinal de pacientes sob à ótica da MEV, até a completa integração curricular, inserindo competências em MEV a todos os eixos curriculares já existentes. Considerações Finais: O desenvolvimento de um currículo em MEV é viável e a análise precoce destas estratégias mostra que os estudantes apresentam melhora na confiança quanto a realização de prescrições e orientações em mudanças de estilo de vida para pacientes com fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis.

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Como Citar
Viana Santos-LobatoE. A., Santos-LobatoB. L. dos, & CaldatoM. C. F. (2020). Medicina do Estilo de Vida na educação médica: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(1), e2786. https://doi.org/10.25248/reas.e2786.2020
Seção
Revisão Bibliográfica