Aplicação de metodologias ativas em núcleo de educação permanente nas organizações de saúde

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Karla Emanuelle Silva Luz
José Batista Luz Neto
Leisson Domingues Pinheiro
Silvia Tavares de Amorim

Resumo

Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico e compreender os fatores positivos que as metodologias ativas podem proporcionar para os núcleos de educação permanentes nas Organizações de Saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica realizada por meio de uma revisão de literatura, através de buscas em bases de dados de publicações on line. Em relação ao período de busca dos documentos existentes nas bases de dados pesquisados, adotou-se como critério de inclusão as publicações existentes de janeiro de 2008 a janeiro de 2019. Resultados As Organizações de Saúde são sistemas complexos que, para alinhamento de fluxos, protocolos, prestação de assistência qualificada, necessitam de treinamentos e capacitações. Para isto, as metodologias ativas aproximam os profissionais da saúde para sua realidade, desenvolvendo pensamentos críticos para resolução dos problemas. Considerações finais: As metodologias ativas despontam como uma ferramenta de grande importância para a educação permanente, uma vez que atua a partir de elementos do cotidiano do trabalho para formular novas estratégias e abordagens.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LuzK. E. S., NetoJ. B. L., PinheiroL. D., & AmorimS. T. de. (2020). Aplicação de metodologias ativas em núcleo de educação permanente nas organizações de saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (48), e2832. https://doi.org/10.25248/reas.e2832.2020
Seção
Revisão Bibliográfica