Sistematização da assistência de enfermagem em isolamento respiratório pediátrico a fulgor da teoria das necessidades humanas básicas: relato de experiência
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Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de graduandos de enfermagem no processo de assistência prestada a um paciente pediátrico em isolamento respiratório, fundamentando-se na Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB) para efetivar a Sistematização da Assistência de Enfermagem, servindo como base para atender a criança de forma holística. Relato de experiência: Os acadêmicos prestaram assistência a um paciente de dois anos de idade com cardiomiopatia congênita, o qual durante o período de hospitalização ficou em isolamento respiratório devido infecção de vias aéreas superiores. Os estudantes verificaram que o paciente havia sido diagnosticado com atresia pulmonar com comunicação intraventricular (1cm), persistência do canal arterial (2,5 mm) e crise de hipoxemia. Após a assistência de enfermagem os acadêmicos elencaram os principais diagnósticos de enfermagem: Troca de gases prejudicados relacionado à cardiomiopatia congênita, caracterizado por cianose central e periférica, dispneia de esforço; débito cardíaco diminuído relacionado à cardiomiopatia congênita caracterizado por alterações eletrocardiográficas. As principais prescrições de enfermagem relacionaram-se ao controle de infecção. Considerações finais: Fundamentar a assistência de enfermagem a pacientes pediátrico em isolamento respiratório, na Teoria das NHB, contribui para o cuidado holístico, suprindo as necessidades em todos os níveis (psicobiológico, psicossocial e psicoespiritual).
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