Avaliação do desempenho de estudantes de Medicina em Neurologia utilizando metodologias ativas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Celina Cláudia Israel Sefer
Lorena Fecury Tavares
Rafael de Azevedo Silva
Marcia Bitar Portella
Nara Macedo Botelho

Resumo

RESUMO


Objetivo: Avaliar o desempenho dos alunos do curso de Medicina no módulo de semiologia neurológica utilizando metodologias ativas Métodos: Trata-se de estudo prospectivo, transversal, e com abordagem quantitativa, com 42 estudantes de Medicina de uma escola médica privada, avaliados antes (pré-teste) e depois de cursarem o módulo de semiologia neurológica. Após o módulo realizaram um pós-teste (1) com questões de múltipla escolha e o OSCE, a fim de definir desempenho a curto prazo. Após 1 ano realizaram pós-teste 2 e OSCE 2 (nos mesmos moldes dos primeiros), averiguando o conhecimento a médio prazo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Houve diferença significativa entre as notas do pré-teste e pós-teste 1, porém sem correlação significativa entre elas.  Observou-se um bom desempenho no aprendizado a curto prazo, com equivalência nos testes teóricos e no OSCE. Na avaliação de médio prazo observou-se redução do conhecimento teórico, porém mantendo bom desempenho nas habilidades práticas.  Conclusão: Conclui-se que houve um incremento das médias entre pré-teste e pós teste-1, um bom desempenho no aprendizado a curto prazo, com equivalência na esferas cognitiva e prática. Na avaliação de médio prazo observou-se redução do conhecimento teórico, porém mantendo bom desempenho nas habilidades práticas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SeferC. C. I., TavaresL. F., SilvaR. de A., PortellaM. B., & BotelhoN. M. (2019). Avaliação do desempenho de estudantes de Medicina em Neurologia utilizando metodologias ativas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 11(9), e293. https://doi.org/10.25248/reas.e293.2019
Seção
Artigos Originais