O Cotidiano do enfermeiro no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III sob a perspectiva da organização do trabalho.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Christina Otaviano Pinto
Marcelo da Silva Alves
Maira Buss Thofehrn
Giulia Gondim

Resumo

Objetivo: compreender a organização do trabalho da equipe de enfermagem em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III. Métodos: estudo qualitativo, descritivo e exploratório desenvolvido na Zona da Mata Mineira. Os dados foram coletados de abril a novembro de 2016 com 10 profissionais da equipe de enfermagem através de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo de Minayo. Resultados: emergiram as seguintes categorias: a) organização do trabalho e ações da equipe de enfermagem no CAPS ad III e b) os descaminhos de uma prática pensada e vivida e “a profissão do jeito que tem que ser”. O estudo revelou que a organização do trabalho de enfermagem no CAPS ad III, ainda reproduz o modelo tradicional, que dificulta a expressão da subjetividade e da criatividade dos trabalhadores e usuários. Considerações finais: o enfermeiro é um importante protagonista na transformação da organização do trabalho da enfermagem, pois exerce a gestão do cuidado, entretanto precisa incentivar novas propostas com articulação do saber/fazer que integrem todos os profissionais.


Palavras-chave: Enfermagem, Saúde Mental, Organização do trabalho, Serviços comunitários de saúde mental.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PintoC. O., AlvesM. da S., ThofehrnM. B., & GondimG. (2020). O Cotidiano do enfermeiro no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III sob a perspectiva da organização do trabalho. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (45), e2966. https://doi.org/10.25248/reas.e2966.2020
Seção
Artigos Originais