Utilização de metodologia ativa de ensino na formação do profissional de nutrição
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Resumo
Objetivo: Avaliar a utilização das metodologias ativas como estratégia de ensino nos cursos de graduação em Nutrição de Belém-PA. Método: O estudo é descritivo transversal, quantitativo com aplicação de um questionário aos 32 docentes de três cursos de graduação em Nutrição de Instituições públicas e privadas de Belém-PA. Foi utilizado o software BioEstat versão 5.3, e aplicados os teste G e Qui-quadrado para verificar o grau de dependência entre as variáveis, com nível de significância de 0,05. Resultados: Participaram 32 docentes, de ambos os sexos, com predominância do sexo feminino, com mais de 5 anos de atuação docente e titulação de mestre. 90,7% dos docentes adotaram como estratégia de ensino o método tradicional de aulas expositivas com parcialidade do uso de metodologia ativa; apesar de afirmarem gostar de utilizar metodologias ativas 68,8% afirmaram adotar a forma metodológica mista considerando ser inovadora (60%) e permitir a vivência pratica do conteúdo (96,9%). 93,7% dos docentes afirmaram ter conhecimento dos métodos ativos de ensino e serem motivados para diversificar a forma metodológica utilizada. Porém, sentem-se parcialmente preparados (78,1%) para aplicar a metodologia ativa como método único de ensino. Conclusão: É necessário maior capacitação dos docentes para aplicação dos métodos ativos de ensino, através da busca do próprio profissional, também do alicerce das Instituições de Ensino Superior - IES.
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