Práticas educativas em um centro de atenção psicossocial álcool e drogas: percepção dos usuários
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar a percepção dos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSAD) quanto à importância das atividades educativas promovidas pela equipe de nutrição. Métodos: Trata-se de um estudo de delineamento descritivo e exploratório, com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvido no Pará, no período de junho a outubro/2019, em um CAPSAD, no qual foi aplicado formulário contendo questões sobre a avaliação das atividades educativas e sobre a percepção dos usuários a respeito dessas práticas. Resultados: Participaram do estudo 23 usuários, sendo que todos consideraram as atividades educativas importantes, avaliando-as em ótima (52,1%) e boa (47,8%), e 91,3% acredita que as atividades contribuem com o tratamento realizado no CAPSAD. Na análise qualitativa observou-se que a maioria das falas associou a importância das atividades educativas à aquisição de novos conhecimentos, e por ser uma forma de distanciar ou reduzir os pensamentos e sentimentos provenientes da dependência da droga. Conclusão: As atividades educativas desenvolvidas no CAPSAD além de auxiliar na promoção da saúde, colaboram com o aprendizado e com o tratamento terapêutico dos usuários. Em relação à percepção evidenciou-se que a importância das práticas educativas esteve relacionada ao aprendizado e por ser uma forma de ocupar a mente e afastá-los das drogas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.