Conhecimentos de uma equipe multidisciplinar de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil sobre o transtorno espectro autista
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Resumo
Objetivo: Averiguar os conhecimentos de uma equipe multidisciplinar de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil sobre o Transtorno do Espectro Autista e identificar a relação das características do Transtorno com o Brincar da criança. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa de caráter descritiva, exploratório, com abordagem qualitativa. O cenário desta investigação foi uma cidade do estado do Maranhão, utilizou-se como campo de pesquisa o Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSIJ), a amostra foi composta por membros da equipe multidisciplinar do referido CAPS. Foi utilizado como material de coleta de dados um questionário com perguntas abertas. Resultados: Os participantes do estudo, em geral, possuem conhecimento superficial sobre o TEA, e, em alguns casos essas concepções são equivocadas, quando não deturpadas.A partir da análise das falas dos profissionais, verificou-se que eles possuem compreensão a algumas características do TEA, no entanto não faziam relação entre essas características e habilidades de brincar. Conclusão: Os profissionais participantes demonstraram pouca segurança em expressar os conceitos básicos do TEA e dificuldades em associar as características do TEA ao brincar funcional. Tal dado pode gerar preocupação quanto a intervenção ofertada a este público. Sugere-se que estudos posteriores investiguem como é realizado o brincar funcional de crianças com TEA.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS IJ) , Brincar Funcional.
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