O Ensino do genograma no curso de enfermagem

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Marcelo Alexandre Albino Filho
Gabriel Mendes Plantier
Thyfany Cricia Cordeiro Alves

Resumo

Objetivo: Analisar como o ensino do genograma ocorre no curso de Enfermagem. Métodos: Neste estudo foi utilizado uma abordagem qualitativa do tipo descritivo. A amostra foi constituída por estudantes regularmente matriculados nas disciplinas integradas da Atenção Básica no curso de Enfermagem. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Resultados: Foram identificados dois núcleos de sentido: “A importância do Genograma para o Cuidado em Saúde” e “A Semiótica como suporte para Compreensão da Unidade Familiar”. Conclusão: Evidencia-se ainda a prevalência do modelo biologicista e ressalta-se a importância de maiores referenciais para embasar a prática em saúde uma vez que a interdisciplinaridade torna-se crucial para a prática em saúde. Além disso, é importante que os cursos na área da saúde estejam organizados de forma a promover sucessivas aproximações e práticas efetivas no que diz respeito ao cuidado familiar, em especial, ao proporcionar a elaboração e fundamentação do uso do genograma para a prática em saúde.

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Como Citar
FilhoM. A. A., PlantierG. M., & AlvesT. C. C. (2020). O Ensino do genograma no curso de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (47), e3078. https://doi.org/10.25248/reas.e3078.2020
Seção
Artigos Originais