Formação de acadêmicos de enfermagem para o cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes

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Nara Karoliny Carvalho do Monte Sá
Ivanildo Gonçalves Costa Junior
José Wilian de Carvalho
Delmo de Carvalho Alencar
Lany Leide de Castro Rocha Campelo

Resumo

Objetivo: Identificar como o cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes é abordado no currículo de graduação em Enfermagem e conhecer a experiência acadêmica e extra acadêmica de graduandos de enfermagem quanto ao cuidado da saúde mental infanto-juvenil. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, realizado em duas etapas, documental e quali-quantitativa, em uma instituição pública de ensino superior na cidade de Picos, Piauí, Brasil, no período de março a abril de 2019. Resultados: Verificou-se que as disciplinas Enfermagem em Saúde Mental e Saúde da criança e do adolescente dão ênfase respectivamente ao “Cuidado em Saúde Mental” e “Saúde da Criança e do Adolescente” de forma isolada. Os acadêmicos, em sua maioria, apesar de identificarem patologias de ordem mental e reconhecerem a importância da Enfermagem nesta área, admitiram não estar aptos a prestarem o devido cuidado a esta população, tendo em vista que durante a graduação não existe um foco no ensino da temática, deixando lacunas na formação dos profissionais enfermeiros da instituição. Conclusão: Faz-se necessário revisão do projeto político pedagógico para incluir o cuidado da saúde mental infanto-juvenil na grade curricular do curso, visando melhor formação dos enfermeiros para esta demanda crescente de cuidados.

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Como Citar
SáN. K. C. do M., Costa JuniorI. G., CarvalhoJ. W. de, AlencarD. de C., & CampeloL. L. de C. R. (2020). Formação de acadêmicos de enfermagem para o cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (44), e3093. https://doi.org/10.25248/reas.e3093.2020
Seção
Artigos Originais