Problematização no ensino de gestão em serviços de saúde: experiência de construção de tecnologia de educação
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Resumo
Objetivo: Descrever experiência prática da construção de uma tecnologia de educação para gestantes utilizando uma metodologia problematizadora. Relato da experiência: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência desenvolvido através da metodologia problematizadora do Arco Maguerez; seguindo as etapas de observação da realidade, identificação de pontos-chaves, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade proposta pelos pontos de assistência da rede cegonha. A observação sucedeu através do levantamento de dados do sistema de informação, diálogos com gestores, usuários e profissionais de saúde e revisão de protocolos. Os pontos-chaves configuraram a fragilidade do acesso à assistência, desconhecimento das gestantes quanto à maternidade conforme classificação de risco; demanda equivocada entre a classificação de risco e complexidade do serviço. A teorização se verificou pelo levantamento de evidências científicas, manuais, normas e portarias para mensurar e explicar o problema. A intervenção foi a elaboração e aplicação de uma cartilha sobre os fluxos da rede cegonha com base na realidade local. Considerações finais: A experiência proporcionou aos discentes reflexões sobre o cotidiano da gestão, atenção e educação na saúde no seu território e contexto nacional ao passo que corrobora a necessidade do docente ao conhecimento, integração e articulação fomentadoras de intervenções em problemas reais.
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