Elaboração e validação de diretrizes de educação em saúde para o ensino médio

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Icaro Kleysson de Souza Carvalho
Luciana Marques Andreto

Resumo

Objetivo: Elaborar e validar diretrizes de Educação em Saúde para estudantes do Ensino Médio. Métodos: Trata-se de estudo metodológico de elaboração e validação. A primeira etapa consistiu na elaboração de diretrizes de Educação em Saúde para o Ensino Médio do Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano. A segunda consistiu na validação das diretrizes por 15 juízes para verificar o nível de concordância das afirmações. E a terceira, consistiu na validação semântica das diretrizes. O método Delphi foi utilizado para validação. Resultados: na primeira etapa do estudo foram construídos 79 itens distribuídos em nove eixos. Na etapa de validação de conteúdo, 45 desses itens, distribuídos em oito eixos, foram validados pelos juízes. O Eixo Saúde Bucal não foi validado. Nesta etapa, o instrumento Diretrizes de Educação em Saúde para o Ensino Médio foi validado com 91% de concordância dos Juízes especialistas. Na última etapa de validação semântica, a população alvo analisou os aspectos semânticos do instrumento e validaram com 96% de consenso. Conclusão: Este instrumento pode tornar a prática e ações dos profissionais de saúde dos Institutos Federais de Educação, no planejamento da Educação em Saúde, mais segura e com base científica.

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Como Citar
CarvalhoI. K. de S., & AndretoL. M. (2020). Elaboração e validação de diretrizes de educação em saúde para o ensino médio. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(6), e3175. https://doi.org/10.25248/reas.e3175.2020
Seção
Artigos Originais