Elaboração e validação de diretrizes de educação em saúde para o ensino médio
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Elaborar e validar diretrizes de Educação em Saúde para estudantes do Ensino Médio. Métodos: Trata-se de estudo metodológico de elaboração e validação. A primeira etapa consistiu na elaboração de diretrizes de Educação em Saúde para o Ensino Médio do Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano. A segunda consistiu na validação das diretrizes por 15 juízes para verificar o nível de concordância das afirmações. E a terceira, consistiu na validação semântica das diretrizes. O método Delphi foi utilizado para validação. Resultados: na primeira etapa do estudo foram construídos 79 itens distribuídos em nove eixos. Na etapa de validação de conteúdo, 45 desses itens, distribuídos em oito eixos, foram validados pelos juízes. O Eixo Saúde Bucal não foi validado. Nesta etapa, o instrumento Diretrizes de Educação em Saúde para o Ensino Médio foi validado com 91% de concordância dos Juízes especialistas. Na última etapa de validação semântica, a população alvo analisou os aspectos semânticos do instrumento e validaram com 96% de consenso. Conclusão: Este instrumento pode tornar a prática e ações dos profissionais de saúde dos Institutos Federais de Educação, no planejamento da Educação em Saúde, mais segura e com base científica.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.