Uso seguro de medicamentos em gestantes: construção e validação de uma cartilha educativa
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Resumo
Objetivo: Construir e validar uma cartilha educativa sobre o uso seguro de medicamentos para gestantes. Métodos: Estudo de abordagem metodológica, descritivo, transversal e quali-quantitativo, realizado duas etapas: construção da cartilha e validação por especialistas especialista na área. Resultados: A cartilha foi construída apontando respostas para algumas dúvidas sobre o uso de medicamentos, de forma dinâmica e interativa. O processo de validação foi realizado por 7 juízes especialistas, dentre eles 3 (43%) enfermeiros, 2 (28,5%) médicos e, 2 (28,5%) farmacêuticos, sendo o perfil profissional: 2 (28,5%) doutores, um doutor em obstetrícia e um em cuidados clínicos; 1 (14,2%) mestre e 4 (57,3%) especialistas. Obteve-se 147 respostas distribuídas em totalmente adequado (67,34%, n=99), adequado (30%, n=44) e (2,72%, n=4) em parcialmente adequado. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global da cartilha foi de 0,85, considerando-se validada quanto ao objetivo, estrutura e apresentação e relevância, porém alguns juízes citaram sugestões de alterações de palavras e frases, inclusão de desenhos e páginas. Conclusão: Conclui-se que a tecnologia educativa se mostrou válida quanto à aparência e ao conteúdo, se apresentando como novo material de orientação nas atividades de educação em saúde e uso na prática clínica.
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