Uso seguro de medicamentos em gestantes: construção e validação de uma cartilha educativa

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Sandna Larissa Freitas Santos
Karla Bruna Nogueira Torres Mormino
Hérick Hebert da Silva Alves
Kaléu Mormino Otoni
Cinara Vidal Pessoa
Aline Rebeca de Sousa Magalhães
John Elvys Silva da Silveira
Joelson Pinheiro de Lima
Maria Maynara Silva Souza
Eugenie Desirèe Rabelo Néri

Resumo

Objetivo: Construir e validar uma cartilha educativa sobre o uso seguro de medicamentos para gestantes. Métodos: Estudo de abordagem metodológica, descritivo, transversal e quali-quantitativo, realizado duas etapas: construção da cartilha e validação por especialistas especialista na área. Resultados: A cartilha foi construída apontando respostas para algumas dúvidas sobre o uso de medicamentos, de forma dinâmica e interativa. O processo de validação foi realizado por 7 juízes especialistas, dentre eles 3 (43%) enfermeiros, 2 (28,5%) médicos e, 2 (28,5%) farmacêuticos, sendo o perfil profissional: 2 (28,5%) doutores, um doutor em obstetrícia e um em cuidados clínicos; 1 (14,2%) mestre e 4 (57,3%) especialistas. Obteve-se 147 respostas distribuídas em totalmente adequado (67,34%, n=99), adequado (30%, n=44) e (2,72%, n=4) em parcialmente adequado. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global da cartilha foi de 0,85, considerando-se validada quanto ao objetivo, estrutura e apresentação e relevância, porém alguns juízes citaram sugestões de alterações de palavras e frases, inclusão de desenhos e páginas. Conclusão: Conclui-se que a tecnologia educativa se mostrou válida quanto à aparência e ao conteúdo, se apresentando como novo material de orientação nas atividades de educação em saúde e uso na prática clínica.

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Como Citar
SantosS. L. F., Torres MorminoK. B. N., AlvesH. H. da S., OtoniK. M., PessoaC. V., MagalhãesA. R. de S., SilveiraJ. E. S. da, LimaJ. P. de, SouzaM. M. S., & NériE. D. R. (2020). Uso seguro de medicamentos em gestantes: construção e validação de uma cartilha educativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (49), e3274. https://doi.org/10.25248/reas.e3274.2020
Seção
Artigos Originais