Aprendizagem somática na formação em fisioterapia: processo educacional pela experiência do corpo

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Renata da Silva Peixoto
Sheyla Costa Rodrigues

Resumo

Objetivo: O estudo objetivou conhecer como 30 acadêmicos de um curso de Fisioterapia se percebem em relação as suas capacidades funcionais e como procedem quanto expostos a atividades que demandem exigências motoras. Método: Estudo realizado através da aplicação de um questionário aos discentes e uso de planilhas de observação estruturadas para acompanhamento das aulas práticas de Cinesiologia e Semiologia durante o período de 18 meses. Os dados foram analisados no programa Statistical Package for the Social Science (SPSS, versão 13.0; Inc., Chicago, IL, EUA). Resultados: O estudo mostrou comportamento distinto dos alunos na participação das atividades propostas nas aulas práticas do curso de Fisioterapia. Conclusão: Os colaboradores que auto relataram histórico de envolvimento em atividades práticas e percepção de habilidade em atividades com exigências motoras, mostraram atitude atuacionista em seu processo de formação, quando comparados a seus pares com pobre experiência procedimental e autopercepção de baixa habilidade em ações motoras.

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Como Citar
PeixotoR. da S., & RodriguesS. C. (2019). Aprendizagem somática na formação em fisioterapia: processo educacional pela experiência do corpo. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 11(5), e333. https://doi.org/10.25248/reas.e333.2019
Seção
Artigos Originais