Aprendendo de olhos fechados: ensino da anatomia do coração e vasos da base por meio da identificação tátil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Danillo dos Santos Albuquerque
Ana Aline Lacet Zaccara
Anna Ferla Monteiro Silva
Monique Danyelle Emiliano Batista Paiva
Rayane Karolayne Rodrigues da Silva
Patricia Moreira Batista de Souza
Jéssica Íris Franco da Silva

Resumo

Objetivo: Descrever uma atividade criada para facilitar o entendimento e fixação das estruturas do sistema circulatório. Relato da experiência: Trata-se de um relato de experiência que descreve uma atividade idealizada pela equipe de monitoria de uma das disciplinas de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia da Universidade Federal da Paraíba. Os alunos foram submetidos voluntariamente a estratégias estimulantes de ensino, para melhorar a compreensão do assunto. A atividade seguiu etapas planejadas para fixação do conteúdo, envolvendo desde a narração do trajeto fisiológico do sangue, até o manuseio da peça sintética e identificação das estruturas apontadas pelo monitor de maneira aleatória. Os alunos demonstraram maior segurança ao informar as estruturas selecionadas e destreza em manusear as peças cadavéricas. Considerações finais: Os alunos participantes da atividade apresentaram melhor desempenho acadêmico em comparação aos discentes que não tiveram a mesma oportunidade em semestres anteriores. Demonstra-se a necessidade da inovação no ensino, objetivando o sucesso metodológico das disciplinas de anatomia, por vezes carentes em rendimento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AlbuquerqueJ. D. dos S., ZaccaraA. A. L., SilvaA. F. M., PaivaM. D. E. B., SilvaR. K. R. da, SouzaP. M. B. de, & SilvaJ. Íris F. da. (2020). Aprendendo de olhos fechados: ensino da anatomia do coração e vasos da base por meio da identificação tátil. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (49), e3349. https://doi.org/10.25248/reas.e3349.2020
Seção
Relatos de Experiência