Educação em saúde como forma de prevenção do risco de queda nos idosos hospitalizados: um relato de experiência
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Resumo
Objetivo: Sensibilizar os profissionais de saúde de uma clínica neurológica quanto à importância da avaliação do risco de queda no ambiente hospitalar por intermédio de uma ação de educação permanente. Relato da experiência: A pesquisa se deu a partir da observação sistemática da realidade em uma clínica de neurologia, sob a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez. Durante a observação da realidade verificou-se que a clínica não possuía nenhum método de avaliação quanto ao risco de queda, principalmente em pacientes idosos, sendo este o ponto-chave selecionado. Na etapa de teorização foi selecionado todo o arcabouço teórico relativo à temática de risco de queda nos idosos. Como hipótese de solução foi organizada uma ação de educação permanente acerca do risco de queda em idosos tendo como público alvo a equipe de enfermagem da clínica, sendo este o retorno à realidade. Considerações finais: O presente estudo apresenta limitações, visto que a ação de educação permanente não foi realizada devido a questões do cotidiano da equipe do local. No entanto, a realização de ações educativas é imprescindível para a capacitação da equipe de enfermagem a fim de que os riscos sejam reduzidos, possibilitando a assistência segura ao paciente da 3ª idade.
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