Memória e atenção entre universitários expostos e não expostos ao smartphone

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Fany Pereira de Araújo Soares
Janise Dal Pai
João Pedro Matos de Santana
Karen Daniela Guerra Juárez
Milton Vieira Costa
Vanina Papini Goes Teixeira
Carmen Silvia Motta Bandini
Euclides Mauricio Trindade Filho

Resumo

Objetivo: Verificar os efeitos da interferência de telefone móvel sobre a memória e atenção em universitários e características determinantes da dependência do smartphone. Métodos: Trata-se de estudo observacional e transversal. Participaram da pesquisa 235 acadêmicos de uma universidade pública, de ambos os sexos, idade de 18 a 39 anos que preencheram um formulário sócio demográfico e uma escala de dependência ao smartphone. Os voluntários considerados dependentes foram divididos em três grupos: telefone à vista; telefone somestésico; telefone fora da vista e foram submetidos aos testes de memória e atenção. Resultados: Não foi observado nesse estudo diferenças quanto à memória e atenção nas três condições experimentais. A prevalência da dependência foi 62,55% nos universitários, com predominância maior no sexo feminino. Já a condição de viver “sozinho” foi associada a uma maior dependência. Também foi observado que a dependência é mais frequente em indivíduos que não trabalham. Conclusão: Conclui-se que não existe déficit para realização de atividades que envolvam memória e atenção, se o aparelho celular estiver próximo ou distante do estudante. No entanto, a alta porcentagem de universitários dependentes ao aparelho se torna um problema de saúde pública por causa das consequências à saúde mental, social ou física.

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Como Citar
SoaresF. P. de A., PaiJ. D., SantanaJ. P. M. de, JuárezK. D. G., CostaM. V., TeixeiraV. P. G., BandiniC. S. M., & FilhoE. M. T. (2020). Memória e atenção entre universitários expostos e não expostos ao smartphone. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(8), e3395. https://doi.org/10.25248/reas.e3395.2020
Seção
Artigos Originais