O ambiente escolar incapaz de assegurar a saúde mental do professor: uma revisão literária

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Lázaro Saluci Ramos
Regina Celia Monteiro
Marcos Lopes Spinola
Patricia de Cerqueira Pretti
Rozana Paz Martins Marvila
Cíntia Pancieri
Dara Ribeiro Ramos
Rosiane Ferreira Paz Oliveira
Adriana Rocha Furtunato do Espírito Santo
Tasmânia da Silva Oliveira Mantiolhe

Resumo

Objetivo: O objetivo desta revisão é reunir estudos e produções literárias que abordem a saúde mental do professor brasileiro que é constantemente violada pela incapacidade do Estado em oferecer segurança e condições dignas de trabalho. Revisão Bibliográfica: A saúde mental do docente interfere diretamente no objetivo principal da educação pública. Há que considerar o problema social de saúde pública que foi criado quando o Estado ofereceu um ambiente completamente abusivo e impróprio para que uma das maiores classes trabalhistas do País fosse encaixada. Dentre os fatores que desencadeiam transtornos psicológicos nos professores da rede pública nacional, o principal é a falta de estrutura para atender as exigências do plano educacional proposto. A remuneração é um dos fatores que mais causam desestímulo, já que no capitalismo, ter condições de arcar com os gastos é motivo de mente sã, o que não é dado aos docentes da rede pública brasileira. Considerações finais: O desprezo pelas políticas públicas de saúde que atendam os professores se dá ao descaso que os entes da República, hiper remunerados, dão a classes trabalhistas amplas.

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Como Citar
RamosL. S., MonteiroR. C., SpinolaM. L., PrettiP. de C., MarvilaR. P. M., PancieriC., RamosD. R., OliveiraR. F. P., SantoA. R. F. do E., & MantiolheT. da S. O. (2020). O ambiente escolar incapaz de assegurar a saúde mental do professor: uma revisão literária. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (49), e3416. https://doi.org/10.25248/reas.e3416.2020
Seção
Revisão Bibliográfica