A percepção do usuário em relação à qualidade do atendimento na atenção primária à saúde
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Resumo
Objetivo: Avaliar os atributos referenciados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a perspectiva dos usuários para mensurar a qualidade dos serviços oferecidos, evidenciando assim, o nível de conhecimento sobre o assunto. Métodos: Estudo analítico, transversal, cujos dados foram colhidos pela aplicação do questionário PCATool – Brasil, em usuários aleatórios nas salas de espera de cinco Unidades Básicas de Saúde da cidade de Franca-SP, totalizando 100 entrevistados. Resultados: Nas unidades avaliadas, o número de mulheres entrevistadas foi maior do que o de homens e a idade predominante variou em torno de 38 anos. Em relação aos atributos, não foram encontradas diferenças significativas entre os escores. O pior escore encontrado foi a Integralidade - dimensão serviços prestados- e o único atributo orientado para Atenção Primária à Saúde (APS) foi o acesso de primeiro contato. Conclusão: Há necessidade de melhorar o acesso da população aos serviços de saúde e reforçar a importância da educação e conscientização sobre o funcionamento da APS, para que os usuários tenham melhor entendimento desta como porta de entrada do SUS, fortalecendo, assim, os objetivos fundamentais deste sistema: promover saúde e prevenir doenças.
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