A percepção do usuário em relação à qualidade do atendimento na atenção primária à saúde

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Isabella Cristina Oliveira Morais
Leticia Aparecida Resende Padilha
Nathália Resende Pereira Vaz
Renata Licursi Nogueira

Resumo

Objetivo: Avaliar os atributos referenciados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a perspectiva dos usuários para mensurar a qualidade dos serviços oferecidos, evidenciando assim, o nível de conhecimento sobre o assunto. Métodos: Estudo analítico, transversal, cujos dados foram colhidos pela aplicação do questionário PCATool – Brasil, em usuários aleatórios nas salas de espera de cinco Unidades Básicas de Saúde da cidade de Franca-SP, totalizando 100 entrevistados. Resultados: Nas unidades avaliadas, o número de mulheres entrevistadas foi maior do que o de homens e a idade predominante variou em torno de 38 anos. Em relação aos atributos, não foram encontradas diferenças significativas entre os escores. O pior escore encontrado foi a Integralidade - dimensão serviços prestados- e o único atributo orientado para Atenção Primária à Saúde (APS) foi o acesso de primeiro contato. Conclusão: Há necessidade de melhorar o acesso da população aos serviços de saúde e reforçar a importância da educação e conscientização sobre o funcionamento da APS, para que os usuários tenham melhor entendimento desta como porta de entrada do SUS, fortalecendo, assim, os objetivos fundamentais deste sistema: promover saúde e prevenir doenças.

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Como Citar
MoraisI. C. O., PadilhaL. A. R., VazN. R. P., & NogueiraR. L. (2020). A percepção do usuário em relação à qualidade do atendimento na atenção primária à saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (50), e3465. https://doi.org/10.25248/reas.e3465.2020
Seção
Artigos Originais