Acadêmicas de enfermagem na atuação com gestantes e as principais dúvidas: relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabelle de Souza Januaria
Paula Fernandes de Souza
Myllene Aparecida Leite de Souza
Isabela Mie Takeshita

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem do terceiro período ao promover rodas de conversa com gestantes. Relato da experiência: Estudo descritivo, relato de experiência, fruto de um projeto de educação em saúde voluntário. Nas rodas de conversa foram abordados temas de demanda e baseados na caderneta do Ministério da Saúde. Foram dois encontros, o primeiro contou com a presença de três gestantes e o segundo com cinco. Pontos valorizados nas conversas foram os cuidados com o neonato, a importância da escolha e uso de métodos contraceptivos, que apesar de serem fornecidos pelo SUS, eram pouco conhecidos. A experiência favoreceu um aprendizado consolidado, pois cada acadêmica precisou estudar e se preparar para conduzir as rodas de conversa, de modo a favorecer a comunicação horizontal. Considerações finais: As rodas de conversa durante a formação acadêmica favorecem aos discentes uma aproximação com a realidade, compreendendo as demandas da sociedade e a sua importância como meio de disseminação do conhecimento, permite melhor compreensão dos estudos realizados em sala de aula e desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais ao enfermeiro. Palavras-chave: Educação em saúde, Pré-natal, Recém-nascido.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
JanuariaI. de S., SouzaP. F. de, SouzaM. A. L. de, & TakeshitaI. M. (2020). Acadêmicas de enfermagem na atuação com gestantes e as principais dúvidas: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (51), e3467. https://doi.org/10.25248/reas.e3467.2020
Seção
Relatos de Experiência