Acadêmicas de enfermagem na atuação com gestantes e as principais dúvidas: relato de experiência
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Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem do terceiro período ao promover rodas de conversa com gestantes. Relato da experiência: Estudo descritivo, relato de experiência, fruto de um projeto de educação em saúde voluntário. Nas rodas de conversa foram abordados temas de demanda e baseados na caderneta do Ministério da Saúde. Foram dois encontros, o primeiro contou com a presença de três gestantes e o segundo com cinco. Pontos valorizados nas conversas foram os cuidados com o neonato, a importância da escolha e uso de métodos contraceptivos, que apesar de serem fornecidos pelo SUS, eram pouco conhecidos. A experiência favoreceu um aprendizado consolidado, pois cada acadêmica precisou estudar e se preparar para conduzir as rodas de conversa, de modo a favorecer a comunicação horizontal. Considerações finais: As rodas de conversa durante a formação acadêmica favorecem aos discentes uma aproximação com a realidade, compreendendo as demandas da sociedade e a sua importância como meio de disseminação do conhecimento, permite melhor compreensão dos estudos realizados em sala de aula e desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais ao enfermeiro. Palavras-chave: Educação em saúde, Pré-natal, Recém-nascido.
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