Aplicativo sobre a detecção precoce do autismo: uma ferramenta educacional para o ensino em saúde
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Demonstrar o desenvolvimento de um aplicativo sobre detecção precoce do autismo à luz das Diretrizes para Atenção à Reabilitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), descritas pelo Ministério da Saúde, para dar subsídios ao ensino de acadêmicos e profissionais de saúde e suas práticas educativas. Métodos: O aplicativo foi desenvolvido por meio de um trabalho interdisciplinar entre um terapeuta ocupacional, que forneceu o referencial teórico para o desenvolvimento do aplicativo, e um profissional da área de processamento de dados que programou o software.O sistema foi desenvolvido utilizando a ferramenta App Inventor. Resultados: O aplicativo foi construido com sucesso. Um aplicativo que permite receber, armazenar e analisar dados referentes aos indicadores precoces do autismo. Todos os sinais de alerta para o TEA foram organizados por faixa etária de zero a seis meses, seis a 12 meses, 12 a 18 meses, 18 a 24 meses e 24 a 36 meses. Para cada faixa etária foram descritos um conjunto de comportamentos. Conclusão: O aplicativo atua como instrumento de apoio no ensino em detecção precoce do autismo. Sua utilização possibilita a agilidade nos processos de tomada de decisão, no âmbito do ensino e dos serviços de saúde.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.