Sonolência excessiva diurna em alunos do último ano do curso de fisioterapia de uma faculdade privada
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Verificar através de escalas quantos alunos do último ano do curso de fisioterapia de uma faculdade privada apresentam a Sonolência Excessiva Diurna como também avaliar uma possível associação com a ansiedade. Além disso, comparar os dados obtidos entre alunos do último ano e períodos anteriores, e identificar suas principais queixas relacionadas ao sono. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo transversal e controlada, com abordagem quantitativa onde se utilizou as escalas de ansiedade de Beck e Epworth. Participaram do estudo 93 alunos, sendo 47 alunos do último ano e 46 de anos anteriores. Resultados: A Sonolência Excessiva Diurna acometeu 31 (66%) alunos concluintes, resultado este mais prevalente quando comparado aos alunos de períodos anteriores que obtiveram um N de 15 (32,6%) estudantes. Na escala de ansiedade de Beck, ambos os grupos não apresentaram resultados relevantes. No entanto, como queixa principal relacionada ao sono houve uma prevalência da insônia em alunos do último ano, enquanto que os alunos de períodos anteriores relataram demorar mais a dormir, devido a não possuírem horários regrados para concluir suas atividades. Conclusão: Portanto, a Sonolência Excessiva Diurna foi mais prevalente nos alunos do último ano, contudo, os alunos de períodos anteriores não estão adotando hábitos saudáveis de sono, o que pode gerar repercussões negativas ao chegarem ao final do curso.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.