O uso de metodologias ativas para educação em saúde sobre aleitamento materno: relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência do uso de metodologias ativas numa ação educativa sobre aleitamento materno com grávidas realizada numa ESF em uma cidade do Estado do Pará. Relato de experiência: Iniciou-se a atividade com as considerações da educadora sobre alimentação saudável e atividade física na gravidez, além de ensinar alguns exercícios para evitar e amenizar inchaços nos pés. Em seguida, realizou-se uma abordagem sobre a importância do AME, logo após usou-se os jogos educativos. No local estavam presentes cerca de 25 gestantes com idades gestacionais e quantidade de gravidez variáveis. Foi organizado um semicírculo com cadeiras e foram dispostos sobre uma mesa os três jogos educativos. Os jogos foram denominados de verdadeiro ou falso, jogo da atenção e caça-palavras. Houve participação ativa das grávidas no uso dos jogos, além de maior aceitabilidade de informações, troca de conhecimentos e vivências. Considerações finais: A partir da realização da atividade, observou-se que o uso de metodologias ativas viabiliza o aprendizado, pois favorecem a interação entre o grupo, além de facilitar o entendimento sobre a temática.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.