Manifestações da Síndrome de Burnout e fatores associados entre discentes do curso em odontologia
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: O estudo teve como objetivo verificar e caracterizar os fatores estressores associados ao Burnout entre discentes do curso de Odontologia. Métodos: Trata-se de um estudo corte transversal, descritivo e com análise quantitativa, foram conduzidas perguntas relacionadas ao estresse no ambiente acadêmico. A variável dependente foi estabelecida a partir dos escores médios do questionário “Estresse no Ambiente Odontológico” sendo classificada em “Abaixo ou igual à média” e “Acima da média” nas análises conduzidas no programa estatístico SPSS® 20.0, níveis de significância de p<0,20 na análise bivariada e p<0,05 na múltipla. A regressão de logística foi conduzida para identificar as associações entre o estresse e os fatores de interesse, estimando-se o intervalo de 95% de confiança. Resultados: Dentre os 344 participantes, 62% apresentaram algum grau de estresse e 38% não estressados. Na análise bivariada, as condições sociodemográficas e a situação acadêmica atual permaneceram associadas ao estresse, relacionado à etapa clínica do curso, à mudança de cidade, reprovações e quantidade de horas dedicada aos estudos. Conclusão: Verificou-se a necessidade de medidas assistenciais para os acadêmicos que estão com algum grau de estresse para prevenir o aparecimento de doenças.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.