Avaliação: um desafio no processo de ensino-aprendizagem na educação - revisão de literatura
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Revisar na literatura científica diferentes concepções à novas formas de mensuração e classificação de resultados, com práticas avaliativas voltadas ao desenvolvimento do educando e às suas inúmeras capacidades e habilidades, em que as dificuldades sejam consideradas como início de um processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Apresentar estudo de cunho bibliográfico, de como a avaliação da aprendizagem é vivenciada no contexto escolar, propondo nova concepção de avaliação da mesma. Utilizou-se livros e materiais como base teórica para responder tais indagações. Resultados: Mostrar que o ato de avaliar é indispensável ao processo de ensino-aprendizagem, especialmente, considerando que a avaliação tende a subsidiar a construção desse processo. Nota-se a necessidade de entender e discutir mais sobre a avaliação da aprendizagem no contexto escolar, por professores e alunos, sobre a definição de conceitos, teoricamente, fundamentados. Considerações finais: O conceito de avaliação da aprendizagem, embora indefinido, apresenta interpretações que divergem da real função dela no processo de ensino-aprendizagem. Muitos professores, alunos e profissionais de educação ainda não compreendem o real significado da avaliação, atribuindo a ela valor punitivo, de ameaça, voltado exclusivamente para uma classificação, sem debater mais, e, assim, contribuir de fato para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.