Avaliação: um desafio no processo de ensino-aprendizagem na educação - revisão de literatura

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Leydiane da Conceição Gomes Ferreira Martins
Luana Frigulha Guisso

Resumo

Objetivo: Revisar na literatura científica diferentes concepções à novas formas de mensuração e classificação de resultados, com práticas avaliativas voltadas ao desenvolvimento do educando e às suas inúmeras capacidades e habilidades, em que as dificuldades sejam consideradas como início de um processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Apresentar estudo de cunho bibliográfico, de como a avaliação da aprendizagem é vivenciada no contexto escolar, propondo nova concepção de avaliação da mesma. Utilizou-se livros e materiais como base teórica para responder tais indagações. Resultados: Mostrar que o ato de avaliar é indispensável ao processo de ensino-aprendizagem, especialmente, considerando que a avaliação tende a subsidiar a construção desse processo. Nota-se a necessidade de entender e discutir mais sobre a avaliação da aprendizagem no contexto escolar, por professores e alunos, sobre a definição de conceitos, teoricamente, fundamentados. Considerações finais: O conceito de avaliação da aprendizagem, embora indefinido, apresenta interpretações que divergem da real função dela no processo de ensino-aprendizagem. Muitos professores, alunos e profissionais de educação ainda não compreendem o real significado da avaliação, atribuindo a ela valor punitivo, de ameaça, voltado exclusivamente para uma classificação, sem debater mais, e, assim, contribuir de fato para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MartinsL. da C. G. F., & GuissoL. F. (2019). Avaliação: um desafio no processo de ensino-aprendizagem na educação - revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (24), e379. https://doi.org/10.25248/reas.e379.2019
Seção
Revisão Bibliográfica