Aplicação do lúdico para o ensino de saúde na educação médica da cidade de Parnaíba, Piauí: relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Demonstrar pelo relato de experiência de um grupo de acadêmicos do terceiro período do curso de
Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Parnaíba-PI, a importância do lúdico no
processo de ensino-aprendizagem, assim como, identificar de que forma tais metodologias de aprendizagem
atravessam a formação dos discentes do curso. Relato de Experiência: As estratégias escolhidas para a
elaboração das atividades foram o teatro de fantoches e duas paródias musicais, descritos, desde a definição
do método lúdico, a elaboração de um roteiro de apresentação e a confecção de materiais, até a sua execução para os demais alunos. Desse modo, o material e conteúdo produzido foi apresentado na respectiva aula do módulo de parasitologia e microbiologia. A divisão decorreu em dois momentos, iniciou-se com a peça teatral, evidenciando a importância da prevenção e promoção da saúde. A segunda etapa constava das paródias, que de forma interativa, repassava informações. Considerações Finais: Por intermédio da aula, foi possível utilizar metodologias lúdicas para o ensino médico. Dessa forma, conclui-se com uma reflexão acerca da relevância do lúdico, tornando-se primordial a estimulação da comunicação entre os âmbitos da cognição humana, criatividade e a importância da interação com o objeto de estudo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.