Literácia em saúde e a qualidade de vida da população: revisão integrativa

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Milena Nunes Alves de Sousa
Débora Oliveira dos Santos
Ednaldo Sátiro de Alencar Dantas
Emídio José de Souza
Letícia Miná de Britto Cavalcanti
Rebeca Dias Rodrigues Araújo
Wellington Felipe Jerônimo Leite
André Luiz Dantas Bezerra
Larissa de Araújo Batista Suárez
Paulo Roberto Veiga Quemelo

Resumo

Objetivo: Analisar, mediante revisão integrative, a influência da literácia em saúde sobre a qualidade de vida da população. Métodos: Revisão integrativa da literatura a partir da base de dados Biblioteca Virtual em Saúde, de 2017 a 2019. Utilizaram-se os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e suas combinações nas línguas portuguesa e inglesa: “qualidade de vida”, alfabetização e saúde. A partir desses DeCS foram encontrados 125 artigos. Contudo, a partir dos critérios de elegibilidade, a amostra incluiu 20 publicações. Resultados: A alfabetização em saúde é fundamental para o conhecimento e entendimento do paciente sobre seu estado geral de saúde, indivíduos com limitações a conhecimentos em saúde têm piores resultados sobre sua qualidade de vida relacionada à saúde. Considerações finais: A literacia em saúde é a base necessária para o fornecimento de informações visando melhorias acerca da promoção e educação em saúde, sendo primordial para o progresso dos níveis de qualidade de vida da população.

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Como Citar
SousaM. N. A. de, Oliveira dos SantosD., Sátiro de Alencar DantasE., José de SouzaE., Miná de Britto CavalcantiL., Dias Rodrigues AraújoR., Felipe Jerônimo LeiteW., Luiz Dantas BezerraA., de Araújo Batista SuárezL., & Roberto Veiga QuemeloP. (2020). Literácia em saúde e a qualidade de vida da população: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (51), e3880. https://doi.org/10.25248/reas.e3880.2020
Seção
Revisão Bibliográfica