Avaliação da longitudinalidade em unidades básicas de saúde tradicionais e com estratégia de saúde da família utilizando o Primary Care Assessment Tool (PCATool)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

André Vinícius de Oliveira
Barbara Correia Neves Sabino
Luis Regagnan Dias
Ana Beatriz Viana Gouvea
Giulia Ugucioni Garbelini
Isabela Galliazzi Paiva
Larissa de Assis Timpone
Paulo Ricardo Alves Moreira
Leonardo Vieira de Lima
Paulo Appollonio Filho

Resumo

Objetivo: Avaliar e comparar a qualidade da longitudinalidade ofertada em unidades básicas de saúde (UBS) com e sem estratégia de saúde da família (ESF). Métodos: Estudo transversal, de abordagem quantitativa realizado na cidade de Rio verde. Utilizou-se o questionário Primary Care Assessment Tool (PCATool)-Brasil versão adulto e uma questionário sociodemográfico. A coleta de dados foi realizada nas UBS estudadas através de usuários do SUS de 18 a 65 anos. Após a coleta utilizou-se o programa SPSS para aplicar o teste t de student para análise das médias entre as variáveis utilizadas. Resultados: As UBS com ESF obtiveram escore médio de 6,99, e as tradicionais, 6,47, mas sem significância estatística entre esses dois grupos. A média entre todas as UBS foi de 6,77 o que satisfaz o ponto de corte estabelecido na literatura que considera satisfatória uma média ≥6,6. Verificou-se ainda que 5 dos 14 quesitos da longitudinalidade abordados no PCATool foram maiores entre as UBS com ESF com p < 0,05. Conclusão: As UBS com ESF apresentaram desempenho moderadamente superior às tradicionais e avaliação geral condiz com o encontrado em outros estudos similares.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OliveiraA. V. de, SabinoB. C. N., DiasL. R., GouveaA. B. V., GarbeliniG. U., PaivaI. G., TimponeL. de A., MoreiraP. R. A., LimaL. V. de, & FilhoP. A. (2020). Avaliação da longitudinalidade em unidades básicas de saúde tradicionais e com estratégia de saúde da família utilizando o Primary Care Assessment Tool (PCATool). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(12), e3895. https://doi.org/10.25248/reas.e3895.2020
Seção
Artigos Originais