Concepções de docentes sobre o processo ensino aprendizagem em cenários de prática da graduação em nutrição

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Michele de Freitas Melo
Luiz Euclides Coelho de Souza Filho
Robson José de Souza Domingues
Valéria Marques Ferreira Normando

Resumo

Objetivo: Analisar as concepções dos docentes na formação do profissional nutricionista a cerca do
processo ensino aprendizagem, durante o estágio supervisionado em Nutrição Social. Métodos: A pesquisa
exploratória com abordagem qualitativa, desenvolvida com vinte e um docentes nutricionistas da Faculdade
de Nutrição de uma universidade pública do estado do Pará respondeu a um questionário semiestruturado
com o auxílio do software ALCESTE. Resultados: Cinco classes de segmentos de texto com contextos
semânticos específicos foram alcançados. Destacou-se a classe 1 como a mais específica quanto a
importância do estágio como uma atividade de consolidação do conhecimento adquirido no transcorrer da
formação acadêmica. Ao articular a universidade aos diversos cenários de prática, verificou-se impactos na
formação e qualificação profissional. Percebeu-se que as universidades devem estreitar os vínculos com os
serviços de saúde, para melhor capacitação profissional. Novas tendências pedagógicas espelham
metodologias que possibilitem o empoderamento do aluno, colocando-o como protagonista central da
construção de seu conhecimento e corresponsável pela sua trajetória educacional e o professor, um
mediador das experiências relacionadas ao processo de aprendizagem. Conclusão: Planejar e discutir
estratégias acadêmicas no processo ensino-aprendizagem são motivadas pelas ações de formação
continuada ao docente.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MeloM. de F., Souza FilhoL. E. C. de, DominguesR. J. de S., & NormandoV. M. F. (2020). Concepções de docentes sobre o processo ensino aprendizagem em cenários de prática da graduação em nutrição. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (55), e4021. https://doi.org/10.25248/reas.e4021.2020
Seção
Artigos Originais