Concepções de docentes sobre o processo ensino aprendizagem em cenários de prática da graduação em nutrição
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar as concepções dos docentes na formação do profissional nutricionista a cerca do
processo ensino aprendizagem, durante o estágio supervisionado em Nutrição Social. Métodos: A pesquisa
exploratória com abordagem qualitativa, desenvolvida com vinte e um docentes nutricionistas da Faculdade
de Nutrição de uma universidade pública do estado do Pará respondeu a um questionário semiestruturado
com o auxílio do software ALCESTE. Resultados: Cinco classes de segmentos de texto com contextos
semânticos específicos foram alcançados. Destacou-se a classe 1 como a mais específica quanto a
importância do estágio como uma atividade de consolidação do conhecimento adquirido no transcorrer da
formação acadêmica. Ao articular a universidade aos diversos cenários de prática, verificou-se impactos na
formação e qualificação profissional. Percebeu-se que as universidades devem estreitar os vínculos com os
serviços de saúde, para melhor capacitação profissional. Novas tendências pedagógicas espelham
metodologias que possibilitem o empoderamento do aluno, colocando-o como protagonista central da
construção de seu conhecimento e corresponsável pela sua trajetória educacional e o professor, um
mediador das experiências relacionadas ao processo de aprendizagem. Conclusão: Planejar e discutir
estratégias acadêmicas no processo ensino-aprendizagem são motivadas pelas ações de formação
continuada ao docente.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.