Desempenho ocupacional de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista (tea): uma revisão da literatura

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Karina Saunders Montenegro
Zelane Sousa dos Santos
Ana Lidia Farias Bezerra
Jamilly Loyanne Silva do Rosário
Daniel Corrêa Coimbra

Resumo

Objetivo: Identificar as mudanças ocorridas no desempenho ocupacional de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), e apresentar contribuições da Terapia Ocupacional para melhoria da qualidade de vida, diante das possíveis alterações. Métodos: Levantamento bibliográfico, de abordagem quanti-qualitativa, descritiva e exploratória da literatura brasileira afim de oportunizar informações sobre o desempenho ocupacional de cuidadores de crianças com TEA. Resultados: Identificou-se que ocorrem mudanças no desempenho ocupacional dos cuidadores, principalmente mudanças: físicas relacionadas a fadiga, dor, desconforto, sono, repouso e atividades físicas, psicólogicas, quanto a auto aceitação, capacidade de concentração, pensamentos e crenças pessoais e alterações na qualidade de vida. Para embasar a discussão desenvolveu-se três categorias de análise:  Perfil dos cuidadores; Impacto do cuidar e o desempenho ocupacional do cuidador; Intervenção do terapeuta ocupacional. Considerações finais: os estudos identificaram que os cuidadores de crianças com TEA sofrem impactos no seu desempenho ocupacional, repercurtindo em seus aspectos físicos, psicológicos e sociais, podendo estes serem reduzidos através de intervenções e terapias direcionadas, dentre elas a terapia ocupacional.

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Como Citar
MontenegroK. S., dos SantosZ. S., BezerraA. L. F., do RosárioJ. L. S., & CoimbraD. C. (2020). Desempenho ocupacional de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista (tea): uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (56), e4033. https://doi.org/10.25248/reas.e4033.2020
Seção
Revisão Bibliográfica