Desempenho ocupacional de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista (tea): uma revisão da literatura
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Resumo
Objetivo: Identificar as mudanças ocorridas no desempenho ocupacional de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), e apresentar contribuições da Terapia Ocupacional para melhoria da qualidade de vida, diante das possíveis alterações. Métodos: Levantamento bibliográfico, de abordagem quanti-qualitativa, descritiva e exploratória da literatura brasileira afim de oportunizar informações sobre o desempenho ocupacional de cuidadores de crianças com TEA. Resultados: Identificou-se que ocorrem mudanças no desempenho ocupacional dos cuidadores, principalmente mudanças: físicas relacionadas a fadiga, dor, desconforto, sono, repouso e atividades físicas, psicólogicas, quanto a auto aceitação, capacidade de concentração, pensamentos e crenças pessoais e alterações na qualidade de vida. Para embasar a discussão desenvolveu-se três categorias de análise: Perfil dos cuidadores; Impacto do cuidar e o desempenho ocupacional do cuidador; Intervenção do terapeuta ocupacional. Considerações finais: os estudos identificaram que os cuidadores de crianças com TEA sofrem impactos no seu desempenho ocupacional, repercurtindo em seus aspectos físicos, psicológicos e sociais, podendo estes serem reduzidos através de intervenções e terapias direcionadas, dentre elas a terapia ocupacional.
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