Ocorrência de alterações do Processamento Auditivo em crianças com Transtorno de Aprendizagem
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Resumo
Objetivo: Avaliar a ocorrência de alterações do Processamento Auditivo Central em crianças com Transtorno de Aprendizagem. Métodos: Estudo descritivo, transversal, retrospectivo, realizado no ambulatório de Foniatria do setor de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza da Universidade Federal do Pará com 98 crianças escolarizadas de 5 a 12 anos com Transtorno de Aprendizagem, sem alterações neurológicas, cognitivas ou visuais e com exames audiométricos normais, que foram submetidas a testes comportamentais de Processamento Auditivo: Fala com Ruído Branco, Dicótico Não-Verbal, Reconhecimento de Sentenças com Mensagem Competitiva, Dicótico de Dígitos, Dicótico de Dissílabos Alternados (SSW - Staggered Spondaic Words para o português) e RGDT (Random Gap Detection Test). Resultados: 69,4% eram do sexo masculino e a faixa etária mais acometida foi a de 11-12 anos (39,8%). Todas as crianças tiveram pelo menos um dos testes de Processamento Auditivo alterado. Obtiveram resultados alterados significativamente nos testes: Dicótico Não Verbal (60,2% na atenção livre; 56,1% na atenção à direita e 58,2% na atenção à esquerda), Dicótico de Dígitos (62,2% em orelha direita e 75,5% em orelha esquerda), RGDT (68,4%), SSW quantitativo (63,3% em orelha direita e 64,3% em orelha esquerda) e qualitativo (efeito de ordem Baixo/Alto em 27,6%). Os resultados foram predominantemente normais nos testes: Fala com ruído (70,4%), Reconhecimento de Sentenças com Mensagem Competitiva (relação sinal/ruído 0db: 65,5% em orelha direita e 84,5% em orelha esquerda). Conclusão: Crianças com Transtorno de Aprendizagem apresentaram alterações no Processamento Auditivo, devendo ser mapeadas nestas habilidades para melhor compreensão e direcionamento de uma reabilitação individualizada.
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