O “gibi” como instrumento à promoção da saúde e prevenção do abuso de drogas: relato de experiência de residentes multiprofissionais em Saúde da Família
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência de residentes multiprofissionais em Saúde da Família sobre uma atividade educativa e preventiva à respeito do uso de álcool, tabaco e outras drogas, utilizando o gibi educativo, em uma escola municipal da periferia de Belém-PA. Relato de experiência: A residência multiprofissional em Saúde da Família atua de maneira intersetorial. Um dos cenários de atuação, é o ambiente escolar, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Dessa forma, os residentes realizaram ação de promoção da saúde com 5 (cinco) turmas do “Fundamental menor” (1º ao 5º ano do primeiro ciclo escolar) de uma escola municipal da rede pública de Belém-PA sobre a prevenção do abuso de álcool, tabaco e outras drogas. Para abordar a temática, utilizou-se uma metodologia lúdica e interativa por intermédio da leitura e discussão de um gibi educativo do cartunista Maurício de Sousa, intitulado “Turma da Mônica em: Uma história que precisa ter fim”. Conclusão: A utilização do gibi educativo como um instrumento lúdico, naquele cenário, ampliou o universo de possibilidades para alcançar o público-alvo de forma eficaz. Aliado a isso, a utilização da metodologia proposta contribuindo positivamente para a implementação do processo de trabalho e a qualidade na formação dos residentes em Saúde da Família, fortalecendo e facilitando atuação intersetorial para a promoção e prevenção da saúde.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.