Estresse, depressão e a relação com o “coping” em acadêmicos de medicina
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Resumo
Objetivo: Analisar os problemas de estresse e depressão e sua relação com uso de coping em estudantes de Medicina. Métodos: Pesquisa de caráter transversal, quantitativa realizada com estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos, Patos-PB. Para a coleta de dados utilizou-se três questionários validados no Brasil sobre coping, estresse e depressão. Os dados foram analisados a partir de estatísticas descritivas de frequência relativa e absoluta e de testes inferenciais de Correlações de Pearson. Resultados: A estratégia “confronto” se correlacionou diretamente com as fases de alerta e de resistência (ρ = 0,20; ρ = 0,18; p <0,05), a estratégia “fuga e esquiva” diretamente com a fase de resistência do estresse e a depressão (ρ = 0,20; ρ = 0,27; p <0,05). Conclusão: A relação entre os problemas de saúde mental e a utilização de coping entre estudantes de Medicina foi importante para subsidiar reflexões, discussões e ações direcionadas para o cuidado dos alunos.
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