Estresse, depressão e a relação com o “coping” em acadêmicos de medicina

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Francisco Erinaldo Leite Pereira
Charlene de Oliveira Pereira
Yoshyara da Costa Anacleto Estrela
Rafaella do Carmo Ribeiro
Ariany Cibelle Costa Rezende
Miguel Aguila Toledo
André Luiz Dantas Bezerra
Larissa de Araújo Batista Suárez
Joelly Holanda de Souza
Milena Nunes Alves de Sousa

Resumo

Objetivo: Analisar os problemas de estresse e depressão e sua relação com uso de coping em estudantes de Medicina. Métodos: Pesquisa de caráter transversal, quantitativa realizada com estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos, Patos-PB. Para a coleta de dados utilizou-se três questionários validados no Brasil sobre coping, estresse e depressão. Os dados foram analisados a partir de estatísticas descritivas de frequência relativa e absoluta e de testes inferenciais de Correlações de Pearson. Resultados: A estratégia “confronto” se correlacionou diretamente com as fases de alerta e de resistência (ρ = 0,20; ρ = 0,18; p <0,05), a estratégia “fuga e esquiva” diretamente com a fase de resistência do estresse e a depressão (ρ = 0,20; ρ = 0,27; p <0,05). Conclusão: A relação entre os problemas de saúde mental e a utilização de coping entre estudantes de Medicina foi importante para subsidiar reflexões, discussões e ações direcionadas para o cuidado dos alunos.

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Como Citar
Erinaldo Leite PereiraF., PereiraC. de O., da Costa Anacleto EstrelaY., do Carmo RibeiroR., Cibelle Costa RezendeA., Aguila ToledoM., BezerraA. L. D., SuárezL. de A. B., Holanda de SouzaJ., & SousaM. N. A. de. (2020). Estresse, depressão e a relação com o “coping” em acadêmicos de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (55), e4077. https://doi.org/10.25248/reas.e4077.2020
Seção
Artigos Originais