Programa de educação permanente em saúde e a praxis profissional: possibilidades e desafios

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Sheila de Oliveira Gonçalves
Maria Cecília de Lozzo Garbelini
Elaine Rossi Ribeiro

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento dos profissionais da atenção primária a saúde sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Métodos: Esta pesquisa é descritiva, quantiqualitativa sequencial. A coleta dos dados foi realizada inicialmente com uma entrevista semiestruturada com os dois gestores de saúde, secretário municipal de saúde e coordenador da atenção básica e posteriormente com aplicação de questionários para setenta e quatro profissionais pertencentes às equipes de saúde e Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. Resultados: Observou-se que os gestores possuem pouco conhecimento sobre Educação Permanente em Saúde, necessitando de ampliação da discussão do tema. Quanto aos profissionais, conhecem a Política de Educação Permanente em Saúde, consideram-na relevante, mas tem dificuldade para conceber a educação para o serviço, entendendo que são parte do processo para a implementação da Educação Permanente, mas consideram que são os gestores os responsáveis pela articulação e execução de todo o processo. Conclusão: O estudo identificou o conhecimento dos gestores e dos profissionais da Atenção Primária à sobre a PNEPS e EPS.

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Como Citar
GonçalvesS. de O., GarbeliniM. C. de L., & RibeiroE. R. (2020). Programa de educação permanente em saúde e a praxis profissional: possibilidades e desafios. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(10), e4084. https://doi.org/10.25248/reas.e4084.2020
Seção
Artigos Originais