O estresse em acadêmicos de enfermagem no ensino clínico: uma pesquisa integrativa

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Flávia dos Santos Lugão de Souza
Renata da Silva Hanzelmann
Joanir Pereira Passos

Resumo

Objetivo: Identificar os fatores predisponentes ao estresse em acadêmicos de enfermagem em ensino clínico registrados na literatura científica. Métodos: Consta de uma Revisão Integrativa da literatura. Os dados foram coletados a partir de publicações nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram selecionados 212 artigos, após os critérios de inclusão somente 18 artigos foram utilizados no estudo. Resultados: O ensino clínico é entendido como um instrumento para formação dos profissionais de enfermagem, nele se desenvolvem habilidades profissionais e se aperfeiçoam técnicas e procedimentos realizados diariamente no exercício da profissão. Os estudantes de enfermagem experimentam elevados níveis de estresse, pela maior proximidade e permanência junto a pacientes. Os fatores predisponentes ao estresse dependem de cada indiví­duo, englobando fatores assentados na personalida­de, autoestima e resistência orgânica. Os acadêmicos de enfermagem estão cercados diariamente por conflitos, devido estar em contato com a dor e o sofrimento humano. Considerações finais: Verificou-se que o estresse está presente em todos os períodos de formação acadêmica, com tendência a se intensificar com o início das atividades práticas de ensino clínico. Quanto mais avançado o período em que o aluno se encontra, maior seu nível de estresse.

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Como Citar
SouzaF. dos S. L. de, HanzelmannR. da S., & PassosJ. P. (2020). O estresse em acadêmicos de enfermagem no ensino clínico: uma pesquisa integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(9), e4157. https://doi.org/10.25248/reas.e4157.2020
Seção
Revisão Bibliográfica