Construção de um projeto de ensino médico para atenção primária à saúde: relato de experiência
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Resumo
Objetivo: Descrever a construção de um projeto de ensino médico para o cenário Unidade Básica de Saúde pelos alunos do projeto FELLOWS. Relato de experiência: A agenda de trabalho foi organizada em quatro reuniões na primeira imersão, atividade à distância e apresentação na segunda imersão. Foi proposto um módulo de atividades práticas, 18 semanas/semestre, quatro horas semanais, com objetivo de permitir ao aluno exercitar habilidades e refletir sobre suas atitudes e questões éticas que envolvem a relação médico/paciente; identificar fatores de risco além da queixa primária do paciente; entender a epidemiologia e fisiopatologia das principais doenças crônicas que atingem a população brasileira; conhecer os níveis de complexidade de atenção à saúde e como eles se integram, as políticas públicas para a atenção primária à saúde e a importância da Estratégia de Saúde da Família na promoção à saúde e prevenção às doenças. O modelo de ensino e assistência foi baseado no ensino centrado no aluno e cuidado centrado na pessoa. Considerações finais: A construção do projeto de ensino permitiu aos alunos vivenciarem os enfrentamentos dos diferentes papeis de um professor e conhecer os caminhos percorridos para que se construa um currículo que atenda aos objetivos planejados.
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