Efeito de duas estratégias educativas em saúde no autocuidado de usuários de um centro de atenção psicossocial

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Cláudia Cristina Rolim da Silva
Célio Fernando de Sousa Rodrigues

Resumo

Objetivo: Comparar os efeitos de duas estratégias educativas em saúde e suas relações nas ações de autocuidado de pessoas acompanhadas por uso de álcool e outras drogas. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, analítico, descritivo, experimental, com grupo controle não-equivalente desenvolvido através da avaliação da capacidade de autocuidado e comportamento de uso de droga após a aplicação de intervenções educativas seguindo o modelo tradicional ou dialógico de pessoas acompanhadas em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas. Para análise dos dados foram utilizados o teste de Friedman e o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: Foi demonstrado que os efeitos no comportamento do uso de etanol e o autocuidado do grupo com estratégia dialógica apresentaram melhores resultados e quanto melhor o autocuidado, maior é a possibilidade de redução da ingestão de álcool. Conclusão: As estratégias educativas utilizadas influenciaram as ações de autocuidado e a redução do consumo de etanol e maconha.

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Como Citar
SilvaC. C. R. da, & RodriguesC. F. de S. (2020). Efeito de duas estratégias educativas em saúde no autocuidado de usuários de um centro de atenção psicossocial. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(12), e4199. https://doi.org/10.25248/reas.e4199.2020
Seção
Artigos Originais