Efeito de duas estratégias educativas em saúde no autocuidado de usuários de um centro de atenção psicossocial
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Comparar os efeitos de duas estratégias educativas em saúde e suas relações nas ações de autocuidado de pessoas acompanhadas por uso de álcool e outras drogas. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, analítico, descritivo, experimental, com grupo controle não-equivalente desenvolvido através da avaliação da capacidade de autocuidado e comportamento de uso de droga após a aplicação de intervenções educativas seguindo o modelo tradicional ou dialógico de pessoas acompanhadas em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas. Para análise dos dados foram utilizados o teste de Friedman e o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: Foi demonstrado que os efeitos no comportamento do uso de etanol e o autocuidado do grupo com estratégia dialógica apresentaram melhores resultados e quanto melhor o autocuidado, maior é a possibilidade de redução da ingestão de álcool. Conclusão: As estratégias educativas utilizadas influenciaram as ações de autocuidado e a redução do consumo de etanol e maconha.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.