Educação em saúde: vivência de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família no interior de Pernambuco

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Yris Luana Rodrigues da Silva
Juliana Monteiro Costa

Resumo

Objetivo: Discutir a atuação do enfermeiro acerca das práticas educativas na Estratégia de Saúde da Família. Métodos: Estudo descritivo de abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a análise das entrevistas, foi utilizada a técnica Análise de conteúdo na modalidade Análise temática. Resultados: A partir da análise do conteúdo das entrevistas emergiram quatro categorias: Desenvolvimento das ações educativas na perspectiva dos enfermeiros/Planejamento das ações educativas pelos enfermeiros/Metodologias utilizadas nas práticas educativas/Potencialidades e fragilidades na execução das Ações Educativas em Saúde. Conclusão: A educação em saúde é ferramenta utilizada pelos enfermeiros para auxiliar na prevenção de doenças, com metodologias pautadas na transmissão de conhecimento, a fim de favorecer mudanças de comportamento do indivíduo e/ou da população. É necessário que os gestores garantam condições para a execução das atividades educativas nas ESF através da disponibilização de recursos materiais, investimento em estrutura física das unidades de saúde e ações de educação permanente aos enfermeiros da ESF.

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Como Citar
Rodrigues da SilvaY. L., & CostaJ. M. (2020). Educação em saúde: vivência de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família no interior de Pernambuco. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(12), e4277. https://doi.org/10.25248/reas.e4277.2020
Seção
Artigos Originais