A língua brasileira de sinais como instrumento para inserção do surdo nas instituições de ensino

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Gilberto de Souza
Adriana de Souza Couto
Isabela Maria Teixeira de Oliveira
Daniella Guimarães da Cunha
Andréia Andrade dos Santos
Alessandra Mara de Sousa
Samyra Giarola Cecílio
Juliana de Lourdes Silva
Regina Aparecida de Melo Bagnolli
Marco Aurélio Teixeira de Andrade

Resumo

Objetivo: O objetivo principal deste trabalho é verificar como se dá a inclusão do aluno surdo nas instituições de ensino. Para os alcances dos objetivos propostos será realizada uma revisão narrativa da literatura. Revisão bibliográfica: A Constituição Federal de 1988 diz que todos são iguais perante a lei, não podendo haver distinção de qualquer natureza, sendo garantidos o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, enfatizando também a proibição de qualquer tipo de discriminação. Dentre a legislação que permeia a comunidade surda, a Lei 10.436/2002 e o Decreto 5.626/2005, são considerados os principais marcos da luta pelos direitos desses indivíduos. A Lei 12.319/2010, que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (ILS), é de extrema relevância para que se promova uma inclusão efetiva do surdo nos âmbitos sociais. Considerações finais: Apesar de existirem diversas legislações que favorecem a inclusão da pessoa surda, ainda a muito que se conquistar para a efetivação dos direitos desses indivíduos, sendo o ILS um agente imprescindível no processo de inclusão e para um efetivo aprendizado.

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Como Citar
SouzaG. de, de Souza CoutoA., Maria Teixeira de OliveiraI., Guimarães da CunhaD., Andrade dos SantosA., Mara de SousaA., Giarola CecílioS., de Lourdes SilvaJ., Aparecida de Melo BagnolliR., & Teixeira de AndradeM. A. (2020). A língua brasileira de sinais como instrumento para inserção do surdo nas instituições de ensino. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(10), e4379. https://doi.org/10.25248/reas.e4379.2020
Seção
Revisão Bibliográfica