A saúde ergonômica do professor de uma escola militar na região Amazônica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Wesley Gomes Feitosa
Elder Oliveira da Silva
Suelen dos Santos Ferreira
Pasionaria Rosa Ramos Ruiz Diaz
Eliezer de Araújo
José Maurício Diascânio

Resumo

Objetivos: Descrever a saúde ergonômica de professores de uma escola militar na região amazônica, visto que o trabalho realizado por esta causa interfere na integridade psicofisiológica do trabalhador. Método: Foi aplicado o instrumento de avaliação de fadiga utilizado pela Ergo Assessoria e Consultoria em Saúde do Trabalhador, validada por Couto, utilizado nas mais diversas práticas ocupacionais. Este instrumento mede o nível de desconformidade do professor no início e no final do horário de trabalho. Resultados: As maiores desconformidades apresentadas foram estresse 37% (23), dor muscular 32% (20) e fadiga 31% (19). No início do dia de trabalho, as maiores inconformidades relatadas foram classificadas como fatores de intensidade um (1), caracterizadas pela ausência de dor nos braços ou punhos das mãos, ausência de dor nas costelas e produtividade normal. Ao final do dia, as maiores inconformidades relatadas foram fatores de intensidade de três (3) a quatro (4), como dor nas costelas, dor nas mãos e punhos do braço dominante e o fator nervoso. Conclusão: O processo de trabalho docente apresenta um risco ergonômico moderado, o trabalho é estressante e requer ajustes para melhorar a qualidade de vida e o trabalho docente da escola.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FeitosaW. G., SilvaE. O. da, FerreiraS. dos S., DiazP. R. R. R., AraújoE. de, & DiascânioJ. M. (2019). A saúde ergonômica do professor de uma escola militar na região Amazônica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 11(11), e447. https://doi.org/10.25248/reas.e447.2019
Seção
Artigos Originais