A influência da educação permanente na manipulação de cateteres vesicais de demora

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Tamires de Nazaré Soares
Cleise Ellen Ferreira Pantoja
Leandro Lopes Gibson Alves
Lorrana Lopes Gibson Alves
Alfredo Hiago Mota Gomes
Thais Hetierre Abreu Monteiro
Milene de Andrade Gouvêa Tyll

Resumo

Objetivo: Analisar a influência da Educação Permanente na utilização das técnicas assépticas na passagem e manipulação de Cateteres Vesicais de Demora pela equipe de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa realizado em duas Unidades de Terapia Intensiva adulto, de um Hospital Particular no Estado do Pará. Os dados foram coletados através de questionários para 15 enfermeiros e para os 35 técnicos de enfermagem Resultados: Sobre as respostas ao questionário antes do processo da Educação Permanente, na comparação entre o respondido pelos enfermeiros e técnicos, houve diferença significativa nas respostas em duas perguntas: Sobre lavagem das mãos em procedimentos invasivos e diante de furo na bolsa coletora de urina. Após a Educação Permanente, só houve desvio da resposta correta no uso do “tipo de luva na passagem do Cateter Vesical de Demora”, e referentes as demais perguntas houve 100% de acertos para ambas as categorias de profissionais. Conclusão: Os resultados deste estudo revelam o quanto a Educação Permanente é de extrema importância para a qualidade do serviço em saúde, pois proporciona que os erros recorrentes sejam evitados ou eliminados no ambiente assistencial.

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Como Citar
de Nazaré SoaresT., PantojaC. E. F., Lopes Gibson AlvesL., Lopes Gibson AlvesL., Hiago Mota GomesA., Hetierre Abreu MonteiroT., & de Andrade Gouvêa TyllM. (2020). A influência da educação permanente na manipulação de cateteres vesicais de demora. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(10), e4476. https://doi.org/10.25248/reas.e4476.2020
Seção
Artigos Originais