Avaliação do desempenho de estudantes de medicina no OSCE: o papel do estudo prévio

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Amanda Santos Duarte
Adenilso Pinheiro da Silva
Artur dos Santos Soares
Ana Bárbara Barbosa Roque
Joel Ferreira de Jesus Neto
Celina Cláudia Israel Sefer

Resumo

Objetivo: Avaliar como os estudantes de Medicina do ciclo básico se preparam para realizar o OSCE. Métodos: Estudo transversal, analítico, quantitativo e qualitativo no qual foram aplicados questionários com perguntas diretas e respostas objetivas aos acadêmicos de Medicina do 1º ao 4º semestre do curso de Medicina. Sendo a amostragem probabilística 166 alunos cursando o ciclo básico no período de setembro a dezembro de 2019, na qual foi usado uns questionários próprios autoaplicáveis, onde serão abordadas perguntas pertinentes referentes aos métodos de estudo, ao tempo destinado aos estudos, grau de ansiedade e de confiança para a realização do OSCE. Resultados: O sexo feminino foi o de maior incidência significante (*p < 0.0001) entre os discentes entrevistados (69.3%). Houve diferença significante (*p < 0.001) entre os períodos estudados, em relação a faixa etária atual dos discentes pesquisados. Conclusão: Comparando-se os 4 semestres do ciclo básico: os métodos de estudos utilizados em maior proporção foram as anotações e os livros; a quantidade de tempo destinada aos estudos variou proporcionalmente entre 2 a 4 horas.

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Como Citar
Santos DuarteA., Pinheiro da SilvaA., dos Santos SoaresA., Bárbara Barbosa RoqueA., Ferreira de Jesus NetoJ., & Cláudia Israel SeferC. (2020). Avaliação do desempenho de estudantes de medicina no OSCE: o papel do estudo prévio. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(10), e4506. https://doi.org/10.25248/reas.e4506.2020
Seção
Artigos Originais