Avaliação da função pulmonar de escolares asmáticos: espirometria x oscilometria de impulso

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Meyrian Luana Teles de Sousa Luz Soares
Décio Medeiros

Resumo

Objetivo: Avaliar a função pulmonar, através da espirometria e da oscilometria de impulso, em escolares asmáticos. Métodos: Um estudo quantitativo transversal comparativo, cuja amostra foi composta por cescolares com diagnóstico de asma controlada. Foi realizada coleta dos dados antropométricos e clínicos, com avaliação da função pulmonar realizada pela espirometria e oscilometria de impulso antes e após teste broncoprovocativo. Para as variáveis quantitativas foram calculadas medidas de tendência central e de dispersão e adotado o nível de significância de 5%. Resultados: Foram avaliadas 36 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 à 18 anos, na qual 52,77% eram do sexo masculino, com uma média de idade para todo o grupo de 11,28 (± 3,41) anos e altura de 147,92 (± 16,78) cm. A média para os parâmetros espirométricos foram CVF = 2,51 (± 1,12), VEF 1 = 2,16 (± 0,96) e CVF/VEF1 = 86,08 (± 9,56) e para os oscilométricos foram R5 = 0,625 (± 0,075), X5 = -0,294 (± 0,03), R5-R20 = 0,219 (± 0,148), AX = 1,871 (± 1,406) e Fres = 18,349 (± 5,084). Conclusão: A avaliação da função pulmonar permite a aquisição de dados importantes para o diagnóstico precoce e monitoramento da asma.

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Como Citar
SoaresM. L. T. de S. L., & MedeirosD. (2020). Avaliação da função pulmonar de escolares asmáticos: espirometria x oscilometria de impulso. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(10), e4591. https://doi.org/10.25248/reas.e4591.2020
Seção
Artigos Originais