Estresse ocupacional em profissionais de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA): práticas interventivas de educação em saúde

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Amanda Ouriques de Gouveia
Elcirlen dos Santos da Cruz
Leudilane Reis da Silva
Bruna Luiza de Souza Costa
Aline de Jesus Alcântara da Silva
Daniele Reis Mendes
Jaciara da Silva Barroso Martins
Aline Carvalho da Silva
Camila Patricia Pereira Sousa
Aline Ouriques de Gouveia

Resumo

Objetivo: O objetivo do presente estudo é relatar a experiência dos acadêmicos, perante a aplicação de práticas de Educação em Saúde em profissionais atuantes em uma Unidade de Pronto Atendimento, sobre os riscos do estresse profissional, desenvolvimento da Síndrome de Burnout e prevenções para tal. Relato de experiência: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, feito por discentes de um curso de graduação em enfermagem. Para a realização da ação interventiva, fora utilizada a metodologia da problematização, em consonância com o arco de maguerez. O planejamento e execução da ação foram divididos em cinco etapas, sendo elas: observação da realidade, identificação de pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Na aplicação, a ação deu-se em três momentos: a realização da palestra informativa sobre o estresse ocupacional; a execução de uma prática lúdica com os profissionais locais; e finalizando com uma canção em homenagem aos servidores e em valorização à vida. Considerações finais: As práticas aqui relatadas demonstraram retorno ao atingir e conscientizar os profissionais, estes os quais, relataram identificação com os sintomas expostos, além de correlacionarem os motivos ocupacionais que levem a tal. De tal forma, as práticas tiveram êxito em seus resultados.

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Como Citar
GouveiaA. O. de, CruzE. dos S. da, SilvaL. R. da, CostaB. L. de S., SilvaA. de J. A. da, MendesD. R., MartinsJ. da S. B., SilvaA. C. da, SousaC. P. P., & GouveiaA. O. de. (2020). Estresse ocupacional em profissionais de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA): práticas interventivas de educação em saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(10), e4627. https://doi.org/10.25248/reas.e4627.2020
Seção
Relatos de Experiência