Caracterização e concepções de ensino-aprendizagem do corpo docente de um curso de medicina em desenvolvimento

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Karen Regina Santana
Raquel Rangel Cesario

Resumo

Objetivo: Caracterizar o corpo docente de um curso de medicina e suas concepções de ensino-aprendizagem em relação ao preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Métodos: Considerando que apenas a aprovação e a publicação das DCN não garantem sua implementação e que possa haver resistências às práticas inovadoras de ensino, este trabalho aplicou aos docentes o questionário COLT, através do qual obteve-se as concepções conscientes e inconscientes de aprendizado e ensino dos entrevistados no que se refere a centralização do professor, apreciação de metodologias ativas e orientação para a prática profissional. Resultados: O corpo docente é majoritariamente composto por mulheres, médicas, com pós-graduação e dedicação de tempo entre docência e outras atividades laborais. Os resultados permitem recomendar que os professores se envolvam mais com o desenvolvimento docente, na missão de formar profissionais que contribuam para a reorientação do sistema de saúde. Conclusão: O corpo docente pesquisado apresenta concepções de ensino-aprendizagem relativas à centralização do professor, apreciação de metodologias ativas e orientação para prática profissional adequadas ao perfil exigido pelas DCN, embora ainda sejam necessárias mais capacitações para torná-lo mais agente de mudança conceitual.

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Como Citar
SantanaK. R., & CesarioR. R. (2020). Caracterização e concepções de ensino-aprendizagem do corpo docente de um curso de medicina em desenvolvimento. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(10), e4728. https://doi.org/10.25248/reas.e4728.2020
Seção
Artigos Originais