Caracterização e concepções de ensino-aprendizagem do corpo docente de um curso de medicina em desenvolvimento
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Caracterizar o corpo docente de um curso de medicina e suas concepções de ensino-aprendizagem em relação ao preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Métodos: Considerando que apenas a aprovação e a publicação das DCN não garantem sua implementação e que possa haver resistências às práticas inovadoras de ensino, este trabalho aplicou aos docentes o questionário COLT, através do qual obteve-se as concepções conscientes e inconscientes de aprendizado e ensino dos entrevistados no que se refere a centralização do professor, apreciação de metodologias ativas e orientação para a prática profissional. Resultados: O corpo docente é majoritariamente composto por mulheres, médicas, com pós-graduação e dedicação de tempo entre docência e outras atividades laborais. Os resultados permitem recomendar que os professores se envolvam mais com o desenvolvimento docente, na missão de formar profissionais que contribuam para a reorientação do sistema de saúde. Conclusão: O corpo docente pesquisado apresenta concepções de ensino-aprendizagem relativas à centralização do professor, apreciação de metodologias ativas e orientação para prática profissional adequadas ao perfil exigido pelas DCN, embora ainda sejam necessárias mais capacitações para torná-lo mais agente de mudança conceitual.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.