O despertar de novos profissionais da saúde através da educação básica: uma revisão narrativa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lázaro Saluci Ramos
Flora Karoline Galito Gonçalves Santos
Mariane Jordão Valpasso
Emanuelly Moreira Alves
Rosângela de Fátima Almeida Lunz Costalonga
Kitia Luzia Cruz Ferreira
Katia Cruz Ferreira Pinto
Andréa dos Santos Guimarães
Rejane Fernandes das Neves
Renata dos Santos Ribeiro Guzman

Resumo

Objetivo: Objetiva-se nessa revisão, apresentar ideias que fortaleçam a educação básica no sentido de despertar nos alunos o desejo pela atuação na saúde, como forma de ampliar o quadro profissional da área. Revisão Bibliográfica: A saúde brasileira enfrenta constante problemas devido à ausência de profissionais dedicados e inclinados aos desafios lançados pelas suas demandas. O Brasil conta com uma parcela significativa da sua população vivendo em áreas de difícil acesso, e nem todos os profissionais estão dispostos a enfrentar esses desafios, o que torna a atividade do Estado de garantir a saúde a todos um problema sério. Ampliar o conhecimento prévio, incentivar a busca pela profissão, faria com que áreas que são completamente carentes de profissionais fossem preenchidas. A educação básica brasileira conta com um amplo espaço para que os primeiros passos e os primeiros incentivos sejam dados, o que a torna terreno fértil para despertar novos profissionais, com desejo pelas profissões da área e dispostos a enfrentar desafios.   Considerações Finais: O estudo se baseia nos princípios educacionais voltados a criar cidadãos dispostos a colaborar com o bem comum, e como é importante abrir as portas da educação básica para conhecimentos que permitam o aluno interagir com o profissionalismo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RamosL. S., SantosF. K. G. G., ValpassoM. J., AlvesE. M., CostalongaR. de F. A. L., FerreiraK. L. C., PintoK. C. F., GuimarãesA. dos S., NevesR. F. das, & GuzmanR. dos S. R. (2020). O despertar de novos profissionais da saúde através da educação básica: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(11), e4842. https://doi.org/10.25248/reas.e4842.2020
Seção
Revisão Bibliográfica