Barreiras para atuação do profissional de educação física na atenção primária à saúde

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Cinthya Rafaella Magalhães da Nóbrega Novaes
Flávia Accioly Canuto Wanderley
Maria Roseane Alves da Silva
Bárbara Marcelly Tavares de Gusmão

Resumo

Objetivo: Identificar as barreiras para atuação do profissional de Educação Física na atenção primária em saúde. Métodos: Para revisão integrativa da literatura foram realizadas buscas na Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), utilizando os descritores: saúde pública, promoção da saúde, atenção primária à saúde, prática profissional, educação física e treinamento. Foram incluídos documentos na íntegra, publicados a partir de 2005 em português e/ou inglês. Resultados: Catorze artigos foram inclusos. Identificou-se como barreiras: formação profissional, deficiência da estrutura física e recursos materiais, representação social de gestores, profissionais e usuários sobre Educação Física, número reduzido de profissionais atuando e dificuldade para o trabalho interdisciplinar. Considerações finais: As principais barreiras para atuação do profissional de educação física na atenção básica estão relacionadas com a gestão dos programas onde esses profissionais atuam e com a formação deste profissional.

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Como Citar
NovaesC. R. M. da N., WanderleyF. A. C., Alves da SilvaM. R., & GusmãoB. M. T. de. (2020). Barreiras para atuação do profissional de educação física na atenção primária à saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(11), e4857. https://doi.org/10.25248/reas.e4857.2020
Seção
Revisão Bibliográfica