Análise do layout e as estratégias de merchandising em uma farmácia situada em São João dos Patos Maranhão
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Resumo
Objetivo: Este trabalho objetivou analisar o Layout e as estratégias de merchandising em uma farmácia comercial. Métodos: Foi usado um questionário composto por 22 questionamentos sobre técnicas empregadas em estrutura, Layout e Merchandising na farmácia e aplicado ao estabelecimento para análise. Resultados: Os dados da pesquisa mostraram que o estabelecimento apresenta entrada com acesso para deficientes, portas amplas, apresentam em sua faixada cores vermelho e azul com fundo branco; observou-se que a farmácia apresenta uma iluminação deficiente e o mobiliário não é condizente com seu público, além disso, o espaço é reduzido não dispondo de estacionamento próprio. Com relação ao layout, as gôndolas apresentam pontas arredondadas e totalmente preenchidas seguindo uma lógica de organização dos seus produtos; os produtos expostos nas gôndolas estão ao alcance das mãos dos consumidores, mas não apresentam preço visível. A farmácia não apresenta 80% de autos serviço. A localização da balança está acessível dentro do estabelecimento. O balcão encontra-se localizado no fundo do estabelecimento é curto, a farmácia apresenta o gerenciamento por categorias. Ao analisarmos a situação da farmácia quanto ao uso do merchandising, o ambiente interno está indevidamente sinalizado. Não foram observados produtos promocionais na loja, os produtos da farmácia estão adequadamente limpos e organizados; os medicamentos estão dispostos nas estantes corretamente; o caixa se encontra atrás do balcão. A farmácia apresenta alguns documentos de regulação visível para os clientes. Conclusão: Usar técnicas de layout e merchandising corretamente influencia diretamente nas vendas da empresa promovendo impacto nas vendas aumentando a lucratividade da loja.
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