Projeto lúdico para crianças hospitalizadas: um relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Suscitar uma reflexão para a equipe multiprofissional sobre a importância da atividade lúdica para crianças hospitalizadas. Relato de experiência: O projeto foi conduzido em duas instituições do centro-oeste mineiro, onde os acadêmicos de enfermagem atuavam como contadores de histórias às crianças hospitalizadas, os quais foram capacitados pelo docente orientador e enfermeiros. As histórias eram baseadas nos clássicos infantis, e diferentes enredos associados ao uso de músicas, fantoches e fantasias que favoreciam a imaginação de crianças e acompanhantes, promovendo a humanização e a minimização dos efeitos da doença e da internação para a criança e sua família. Considerações finais: A elaboração e execução desse projeto permitiu aos profissionais de saúde uma reflexão acerca do lúdico na vida de crianças hospitalizadas, como estratégia de cuidado, atenção, comunicação e formação de vínculo. Para os acadêmicos foi uma experiência na prática, em que o processo dialógico entre a Universidade e as instituições de saúde favoreceu a interdisciplinaridade e interprofissionalidade necessárias a formação do aluno, destacando-se em uma aprendizagem significativa de um projeto com relevância social e humanitária.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.