Métodos de mensuração do letramento em saúde bucal no Brasil: uma revisão integrativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Identificar e avaliar criticamente os atuais métodos validados para a mensuração do Letramento em Saúde Bucal (LSB) no Brasil, bem como seus achados epidemiológicos. Métodos: A busca desta revisão integrativa da literatura foi conduzida em sete bases de dados. Os critérios de elegibilidade abrangeram estudos epidemiológicos conduzidos no Brasil, de validação de instrumentos para o português brasileiro e avaliação das propriedades psicométricas das ferramentas. Todo o processo de exclusão e inclusão seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Resultados: Dez artigos foram incluídos neste estudo. Foi verificado que apenas quatro instrumentos de mensuração do LSB possuem validação para uso no Brasil, delineados com diferentes propósitos e propriedades psicométricas. A maioria dos estudos epidemiológicos foi conduzida na região Sul do país (60%) e não foram encontradas pesquisas nas regiões Norte e Centro-Oeste. Considerações Finais: Futuros estudos epidemiológicos que utilizem os instrumentos recentemente validados para a mensuração do grau de LSB, em uma disposição demográfica mais proporcional, são fundamentais para que possam ser identificadas falhas nos métodos de educação em saúde atualmente empregados, aprimorando as políticas de saúde bucal e permitindo ao clínico/pesquisador uma intervenção mais próxima da realidade da população na qual atua.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.